quinta-feira, 19 de março de 2009

Nova pontuação na Fórmula 1

Nesta semana foi aprovada a nova regra para pontuação na F1 e causou espanto na maioria das pessoas dentro da categoria. O novo sistema fica da seginte forma, o campeão será o piloto que mais vencer corridas e o sistema de pontuação ficará apenas para definir do segundo abaixo ou em caso de empate no número de vitórias.

O dirigente da F1 Bernie Ecclestone que havia sugerido no final do ano passado um sistema como os das medalhas olímpicas gostou da decisão da FIA.
“Ainda não é a minha ideia das medalhas, mas já é um bom começo. O objetivo é buscar mais competição entre os pilotos. Antes, quem estivesse em segundo não lutaria pela liderança por apenas dois pontos. Não havia motivação suficiente para isso. A ideia foi aprovada com unanimidade pelo Conselho Mundial”, disse o dirigente.

Mas a FOTA havia sugerido uma outra forma de pontuação que ao ver da maioria das pessoas ligadas à F1 e quem acompanha seria mais sensata. O vencedor ganharia 12 pontos, o segundo 9, o terceiro 7, o quarto 5, o quinto 4, o sexto 3, o sétimo 2 e o oitavo 1.

A sugestão da FOTA é a melhor, pois a diferença de pontos entre o vencedor e o vice aumentaria 1 ponto, imaginem o final da temporada passada, Felipe Massa sairia campeão. Com a regra aprovada pela FIA, se algum piloto conquistar oito vitórias o campeonato estará terminado, pois serão 15 etapas em 2009.

Imagine se algum piloto conquista o título com várias provas de antecipação em 2009, a regularidade deixaria de ter importância. É praticamente certo de que a audiência cairá, pois a essência da disputa terá acabado, ou seja, o interesse do público não será mantido, o que para os patrocinadores é terrível, imaginem no meio da temporada e a audiência despencando, quantos milhares de pessoas deixariam de ver as corridas.

Felipe Massa, Fernando Alonso e a maioria dos pilotos foram contra a decisão, mas por enquanto a nova regra está mantida. Espero que seja revista, mas não no meio da temporada, o que causaria ainda mais confusão das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário